Algumas ideias para uma vida mais saudável


Tenho uma alimentação bem variada. Desde os legumes mais proteicos aos alimentos mais gordurosos, tipo pizza de calabresa com óleo “pingando”. Como de tudo mesmo! Mas de um tempo para cá vinha percebendo um aumento no meu peso e certa indisposição física para fazer algumas coisas, como correr, por exemplo. Por isso, acabei adotando a algumas semanas atitudes que tem meio que dado certo:


Corra/ande de duas a quatro vezes por semana. 

Se você estiver sedentário como eu, provavelmente não vai conseguir correr de cara. Mas não importa, a ideia é começar! No início, acho legal se exercitar durante 30 minutos para que não fique cansativo e te faça desistir desde o início ou só de pensar. Durante esse tempo, você pode alternar entre a caminhada e o “trote”, que seria tipo o intermédio entre a corrida leve e a caminhada. Uma coisa que me motiva é selecionar umas músicas animadinhas e levar o mp3 comigo. Sempre funciona! Depois monto uma playlist com as músicas que ouço para correr e posto aqui. 

Encontre uma atividade ou esporte que você goste

Se você já fez ou faz academia e aparece lá só para dar um oi para o personal, vou te passar a real: desista amigo. Se tiver uma coisa que aprendi foi: não tem um mínimo de empatia por um exercício? Tenta outro! Simples. Melhor do que ficar desperdiçando dinheiro ou ficar se enganando. Eu, por exemplo, comecei a praticar yoga e estou adorando. E imagina: nunca passou pela minha cabeça que gostaria tanto! Seja o louco fitness e saia para experimentar novos exercícios, você pode gostar de algo que nunca imaginou que te deixaria feliz! 

Leia os rótulos dos alimentos

Sério, isso é muito importante! E mais do que isso, é saber interpretar as informações da tabela nutricional. Não ligue só para as calorias. Se você quiser emagrecer, não se atente somente ao percentual de carboidratos, observe também as proteínas. Aliás, se um alimento tiver muita proteína, pouco carboidrato e muitas gorduras, nem leva! Entrei nessa ilusão de escolher sempre os alimentos com menos carbo possível e com mais proteínas, mas muitas vezes um índice alto de gordura descompensa todo o alimento, além de ser muito prejudicial à saúde. 

Substituir produtos

Existem receitas maravilhosas na internet que ensinam como fazer as receitas mais gostosas usando os ingredientes mais inusitados! Por exemplo: Ruffles de batata doce? Tá liberado! É super simples e dá para fazer rápido pelo microondas:



A Bessie, do blog “Melhor não falar nada”, tem umas dicas bem legais de como deixar os pratos do dia-a-dia mais saudáveis. Você pode conferir clicando aqui.

E você? Tem alguma atitude que te faz sentir melhor e saudável? Conta para mim! :)

2 comentários:

  1. Juro que todo santo dia eu prometo a mim mesma que vou ser mais saudável, vou correr na praia todo dia de manhã, vou entrar pra academia, parar de comer tanta besteira, deixar de lado meu preconceito culinário... mas aí esse estresse do dia a dia acaba me pegando de jeito e parto pro mais fácil em vez do saudável.

    Mas, cara, juro, projeto pro fim do ano: até dezembro eu paro de tomar refrigerante!

    Beijo!

    A tal da Vivian

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas... Queria ser mais saudável sabe? Tentarei seguir algumas nas férias!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir

Fique à vontade para escrever o que pensa, adoro receber comentários! :)