Como eu tirei 980 na redação do Enem duas vezes

Nota: Este post não tem o objetivo de trazer uma receita pronta ou passos infalíveis para você tirar uma boa pontuação. Aliás, caso veja algo do tipo algum dia, duvide. Resolvi escrevê-lo porque dois amigos (alô Carlitos e Alex!) pediram para que eu desse algumas dicas de redação por e-mail. E bom, já que tenho um blog, pensei na ideia de compartilhar com mais pessoas as minhas impressões sobre a redação do Enem.

Redação pode ser um pavorzinho para muita gente. E admito, para mim sempre foi. Mas aos poucos a gente vai perdendo o medinho e vê nessa parte da prova uma grande chance de expor muita coisa legal e ser livre para pensar. Eu nunca tive o costume de treinar redação, mas sempre gostei de escrever. A primeira vez que fiz a prova do exame, em 2012, obtive 760 na prova de redação. E em 2013 tirei 980, talvez influenciada pela euforia de um concurso de redação no qual obtive a segunda posição. Pensei até na possibilidade de ter tido a sorte de um corretor gente boa e bem humorado, porque sempre vejo problemas no que escrevo e nunca esperei uma pontuação alta dessas. E eis que em 2014 a pontuação se repetiu novamente. 980, pela segunda vez.

Gráfico do percentual de pontuações na redação do último Enem
Abaixo, reuni algumas dicas que humildemente considero úteis para qualquer pessoa que irá fazer Enem este ano. Espero que gostem, qualquer dúvida é só comentar ou entrar em contato!

Se liga no que o Enem quer de você
Você já ouviu falar das competências cobradas pela redação do Enem? Se não, não tem problema. Vou listar elas agora para você:

1 – Domínio da norma padrão da língua escrita
Avalia a sua habilidade de escrita, que elenca os mais variados conhecimentos: utilização correta de pontuação, estruturação de frases, etc. 

2 – Compreensão da proposta
Esse é a famosa “fuga ao tema”. Se você compreendeu bem a proposta e entendeu qual o X da questão sobre o qual você deve redigir, já garantiu esse tópico. 

3 – Capacidade de organizar e relacionar informações
Essa competência julga o quão habilidoso você é em juntar todas as suas impressões e informações sobre o tema e organizá-las de modo inteligente, correlacionado.

4 – Construção da argumentação
Se você conseguir organizar todas as informações como cobra o item 3, provavelmente vai chegar à um objetivo final de argumentação. Essa competência procura saber a sua posição sobre o tema a partir de seus argumentos construídos ao longo do texto.

5 – Elaborar proposta de intervenção ao problema exposto
Para tudo existe solução! Er...nem tudo. Mas lembre-se que a chance de colocarem um tema extremamente complexo e sem-solução no Enem é QUASE zero (para depois não virem me dizer que afirmei asneira). Nessa competência, você deve - e vai, por favor- arranjar alguma solução, nem que seja para iludir a society (o corretor, no caso).

- Mari, por que isso é importante? Migx, o Enem não é como o vestibular tradicional. Ele foi criado exatamente com a proposta de acabar com esse conhecimento “decoreba” (vulgo falsiane) da maioria dos vests do país. Se você já fez a prova algum dia já deve ter percebido o quão repleta ela é de textos e questões dinâmicas e, na minha opinião, inteligentes. Essas competências cobradas são exatamente o que se espera desse aluno não-falsiane!

Problematize!
“Publicidade infantil? Que tema ruim!” Gente, não existe tema ruim. Parem de mimimizar as coisas! Ficar com essa de tema ruim só deixa a sua amiga paranoia ainda mais louca com os possíveis temas. Você pode ter escrito sobre diversos assuntos e na hora H cai algo inimaginável. Por isso, o mais importante que precisa saber é: O tema é sobre algo no qual você não tem domínio? Problematize! Leia a coletânea auxiliar presente na proposta de redação, extraia o máximo de informações possíveis e tire suas impressões. Pode ter certeza de que, se determinado tema foi posto, com certeza tem alguma relevância socialmente. Por isso, trata-se de um problema. E o que você deve fazer com esse problema no desenvolvimento da sua redação é problematizar ainda mais. Ninguém quer que você disserte conceitos ou só emita opinião. Antes de tudo, é necessário levantar todos os viés da questão e escolher alguns para problematizar

Bônus: Algo que eu faço e funciona comigo é o famoso “brainstorm”, chuva de ideias. Reúno tudo o que penso sobre o tema e vou anotando por meio de tópicos. Escolho o que se encaixa melhor e vou montando a minha redação. 

Não se preocupe em ter uma linguagem sofisticada e uma gramática impecável
Migo, ninguém liga se você sabe as palavras mais difíceis do dicionário e seus significados. Isso mesmo. Nobody yes door (Ninguém sim porta). Além disso, não fique perdendo tempo demais preocupado diante de alguma dúvida gramatical. Calm down! Se sua redação estiver interessante e bem fundamentada, esse erro passará despercebido pelo corretor. Mentira, talvez se o erro estiver realmente gritante... Mas mesmo assim, não é algo tão relevante levando em consideração os outros critérios (competências) que pontuarão o seu texto.

Trace um estilo à sua redação
Se você escrever três redações em um curto espaço de tempo sobre temas diferentes sem dúvidas vai ter encontrado uma forma mais confortável de escrever. A partir da estrutura padrão de redação (a introdução, o desenvolvimento e a conclusão), é legal encontrar um meio costumeiro para quando chegar o grande dia você não se desesperar. Por exemplo: Nunca consigo escrever 5 parágrafos! O meu desenvolvimento é sempre muito conciso, e dois parágrafos não muitos longos são suficientes. Também curto utilizar alguns termos específicos: De fato, Desde os primórdios, Contudo, Ademais. Esse foi um formato que encontrei para redigir as minhas redações. Funciona comigo. Por isso, aconselho que você encontre essas empatias pessoais e utilize-as em suas redações, principalmente para ganhar tempo no dia da prova.

Faça citações e embasamentos concretos 
Uma das coisas mais legais que considero no Enem é a liberdade que você tem para ser interdisciplinar na redação. Por isso, aproveite isso e traga muita cultura e mostre ao corretor o quão informado você é (ou não, ao menos tente passar essa impressão haha). VAMO, MOSTRA CULTURA! Traga citações filosóficas de algum pensador que você goste e que se encaixe ao tema, lembre aquele artigo da Constituição Federal que estabelece a igualdade entre as pessoas, relembre aquele fato ocorrido ano passado em tema sobre manifestações populares... Escolha algo concreto para enriquecer a sua redação e torná-la interdisciplinar. Vale utilizar ciência, história, jornalismo, legislação e muito mais!

Dê uma atenção especial à proposta de intervenção
Em minha opinião, a proposta de intervenção deve ser o núcleo da sua redação, ou seja, tudo o que você argumenta e expõe deve se tornar claro ao você estabelecer uma solução. A culpa é toda do governo? Pode até ser, mas acho arriscado dizer isso literalmente. Por isso, sempre é melhor propor soluções mais efetivas e práticas para o problema. Por exemplo: Lembro que no tema de Publicidade Infantil propus que houvesse a moderação de conteúdo publicitário para o público infantil e que isso seja especificamente realizado por psicólogos e psicopedagogos, já que estes possuem conhecimento para identificar o que pode afetar negativamente no desenvolvimento de uma criança. Além disso, também citei a necessidade de haverem mais propagandas que incentivem a prática esportiva infantil e alimentação saudável. E olha só, isso pode muito bem ser realizado pelo governo! Então, é só pensar em ideias práticas e específicas e incrementar na sua redação. Acho que uma proposta de intervenção muito abstrata e toda linda (cheia de mimi) pode não chamar muito a atenção do corretor. Por isso, tentar inovar trazendo ideias precisas é sempre uma boa!

Não seja pessimista ou muito idealista na conclusão
Resumindo: Não seja um carrancudo ou sonhador! Se você argumentou sobre a sua proposta de intervenção, no final deve admitir a possibilidade das coisas serem imprevisíveis e necessitarem adaptações. Por isso, é legal concluir a redação citando as particularidades do problema (isso não é pessimismo, é senso crítico), mas permitindo-se ter um otimismo sincero. Aliás, se você não acreditar no que acabou de escrever, como espera que o corretor acredite?

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12 comentários:

  1. Muito bom! Obrigada por compartilhar essas dicas!!

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  2. Uma Palmense ��
    Minha conterrânea, parabéns ficou ótimo. Muito obrigada. Dicas são sempre bem vindas!

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    1. Não brinca! Uma conterrânea, que legal!
      Seja bem-vinda. Fico feliz que que tenha curtido as dicas :)

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  3. Oi! Adorei suas dicas e como você as abordou. Você poderia postar suas redações exemplares? se não for muito invasivo, é claro, heheh. obrigada

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    1. Oi Rafaela, tudo bem? Então, até pensei em postar as redações, porém, a ideia em uma das dicas é exatamente se desprender de padrões e exemplos. Você mesmo pode ser livre para criar o seu de forma independente, entende?

      Obrigada pelo comentário, fico muito feliz que tenha gostado das dicas.

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    2. Adorei! Excelentes dicas, bem completas ... Vai me ajudar bastante... Obrigada ! Abraço!

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    3. Que bom Paula, fico feliz. Sucesso!

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  4. Uau, que post ótimo! Parabéns pelas ótimas notas :)

    Na minha época do Enem a pontuação era só até 100 (da prova e da redação). Na prova que fiz eu consegui 79 na redação e fui melhor na prova, nisso consegui bolsa integral pra faculdade de arquitetura - o que foi uma surpresa (ótima) já que eu não esperava. Na verdade fui prestar o enem com aquele sentimento de: vou lá só pra ver como é, pra depois estudar e realmente tentar passar. Hahaha.

    Acho que como disse: o mais legal do enem é essa diferença dos vest. convencionais, que são cheios de perguntas ´decoreba´. O interessante dele é mostrar que você está atento ao que está acontecendo no mundo, principalmente quando se trata da redação.

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  5. Mariana, você manda muito bem! Parabéns pela competência e por compartilhar seu conhecimento.

    Aproveito aqui pra dar outra dica que pode contribuir muito pra galera que vai fazer a prova: o “Pode Cair no Enem”. É um quadro do programa “Todas as Vozes”, da Rádio MEC AM do Rio de Janeiro, em que os professores comentam os principais temas nacionais e internacionais da atualidade.

    As entrevistas estão disponíveis no site da EBC: http://www.ebc.com.br/pode-cair-no-enem

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    1. Guto , não conhecia o programa! Obrigada por compartilhar com a galera. ;)

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